Blog ssOtica para óticas

Como ter uma ótica de sucesso

6 dicas infalíveis para montar uma Ótica de sucesso

4 min de leitura

Assim como qualquer negócio, para abrir uma Ótica de sucesso é necessário um estudo de mercado, além de adequações às diversas normas e requisitos. Entretanto, nos dias de hoje, para manter uma ótica de sucesso, é preciso mais do que um bom planejamento.

É importante que o gerente da ótica esteja sempre antenado ao gosto e estilo dos seus clientes. Da mesma forma, ele deve atender as necessidades do cliente em relação à saúde dos olhos.

Pensando nessas novas exigências, selecionamos 5 dicas para você montar uma ótica de sucesso! Confira agora mesmo no vídeo ou nos tópicos! 😉

Analise toda a legislação envolvida

Para quem deseja abrir uma ótica, a primeira coisa a se fazer é verificar toda legislação envolvida no segmento. E se possível, ainda contar com a ajuda de um contador para auxiliar no registro e no processo de legalização da nova empresa.

Procure o quanto antes registrar sua ótica nos órgãos cabíveis, como a Junta Comercial do seu estado e as secretarias da Receita Federal, da Fazenda e do Município. Além disso, é importante verificar se as especificações do produto que sua loja vai oferecer estão de acordo com Código de Defesa do Consumidor.

Para abrir sua ótica, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • RG e CPF
  • Data de nascimento
  • Título de eleitor
  • Recibo de Declaração de imposto de renda
  • Comprovante de residência
  • Certidão de casamento (se for o caso)
  • Cópia da folha espelho do imposto de renda
  • Cópia do IPTU do imóvel em dia
  • Cópia do contrato de locação ou compra e venda do imóvel
  • Contrato social da empresa

Se você for abrir uma Microempresa Individual (MEI), a burocracia é mais simples. Basta entrar no Portal do Empreendedor e começar o processo de abertura de forma autônoma apresentando apenas os quatro primeiros documentos da lista.

Mas, se sua intenção é começar com um sócio ou com mais de um funcionário registrado, será necessário o auxílio de um contador para começar sua ótica.

E lembre-se de conseguir o Alvará de Funcionamento antes de começar suas atividades.

Faça um plano de negócios antes de investir

Avaliar o mercado local é o planejamento inicial para quem quer montar uma ótica. A melhor maneira de fazer isso é observar na sua região se a procura é grande. Verifique como os estabelecimentos que já existem trabalham e que tipo de produto oferecem.

Tente anotar e analisar todos os pontos relevantes sobre seus concorrentes, isso irá permitir que você tenha uma visão ampla sobre o setor e te dará ideias sobre o que você pode fazer de diferente das demais óticas da região.

Quanto ao investimento inicial, é preciso ter bastante organização financeira para dispor de uma boa quantia na entrada. Tudo vai depender do tamanho da sua loja e onde ela estará localizada. Para se ter uma ideia, dispondo de uma quantia entre 40 e 50 mil reais já é possível abrir uma ótica de pequeno porte.

Por isso, inclua em seu plano de negócios uma estimativa de custos e investimentos para seu primeiro ano, estabeleça uma meta de vendas e clientes atendidos. Por fim, faça uma projeção de quando sua loja irá atingir o ponto de equilíbrio, ou seja, quando as receitas vão empatar com os custos e, assim, sua ótica passa a ser lucrativa.

 

Defina qual será o público alvo da sua ótica

Definir qual é a parcela da população para qual você quer vender é essencial para ter uma ótica de sucesso. Quando se tem claro qual é seu público alvo, você consegue fazer comunicações mais efetivas, montar um mix de produtos que não “encalha”, planejar promoções que dão certo, entre outros benefícios.

Por isso, ao montar sua ótica tenha em mente:

  • Quais regiões você quer atender?
  • Qual a faixa etária do seu público ideal?
  • Tem preferência de atender público feminino ou masculino?
  • Qual o poder aquisitivo do seu público ideal?
  • Seu cliente se motiva por preço, status ou praticidade?

Enfim, essas são apenas algumas perguntas mas que ajudar bastante ao definir o público alvo da sua ótica.

Invista em uma boa localização e foque na divulgação

É fundamental que uma ótica tenha uma boa localização, para que possa ficar bem visível para quem está passando e, assim, atrair mais clientes.

Dessa forma, procure um local que tenha sempre grande fluxo de pessoas e movimento constante de automóveis. Estar próximos a estabelecimentos de saúde também é uma boa opção.

Considere também se há estacionamentos ou pontos de ônibus próximos que facilitem o acesso à loja.

Além disso, pense em diversas formas de divulgar sua ótica. Algumas opções são:

  • Fazer publicações e anúncios em redes sociais
  • Distribuir panfletos na região
  • Montar um boa fachada
  • Fazer uma propaganda em rádio
  • Fazer parceria com micro-influenciadores da região, entre outros

Combinar os meios tradicionais e digitais para divulgar sua ótica é uma ótima combinação para atingir um público amplo e diverso.

Se você ainda não sabe como colocar sua loja no Google Meu Negócio, confira nosso ebook com o passo a passo.

Tenha bons fornecedores e uma equipe antenada

Jamais se contente com o primeiro produto que encontrar. Procure sempre avaliar fornecedores para escolher aqueles que contam com produtos de maior qualidade. Afinal de contas, um bom produto faz toda a diferença. Além disso, tente manter um bom relacionamento com seus fornecedores, desta forma você pode conseguir alguns benefícios e vantagens.

Quanto à sua equipe, você deve sempre contar com um profissional para interpretar corretamente as receitas de óculos elaboradas pelos oftalmologistas ou optometristas e que saiba repassar todas as informações corretas aos clientes.

Os demais atendentes devem ser atenciosos, devem prezar pelo bom relacionamento com os clientes e precisam estar antenados à moda e novidades do mercado. Ter uma equipe bem informada e treinada faz toda a diferença nos resultados da sua ótica.

Tenha bons equipamentos e um ambiente diferencial

Uma ótica de sucesso deve ter alguns equipamentos básicos para oferecer um serviço de qualidade. Podemos citar:

  • Lixadeiras para lentes
  • Lensômetro,
  • Pupilômetro, dentre outros.

Entenda melhor quais os equipamentos essenciais para uma ótica e para que servem neste ebook gratuito.

Além disso, hoje em dia existem softwares que ajudam no gestão da ótica, diminuindo retrabalho, perdas de estoque e acelerando rotinas diárias.

Além desses equipamentos, um mobiliário moderno pode se tornar diferencial em seu novo negócio. Dessa forma, é interessante investir em:

  • Vitrines bonitas e chamativas
  • Balcão de atendimento amplo
  • Balcões de exposição para óculos com armações e estojos
  • Espaço com espelhos para que os clientes possam se sentar e provar os modelos com mais comodidade.

É importante lembrar também que a iluminação e a decoração devem estar de acordo com o estilo de sua ótica, e que luzes e cores chamativas próximas aos produtos fazem toda a diferença.

Conclusão

Pratique essas dicas e transforme o seu negócio em uma realidade lucrativa! Ainda ficou alguma questão? Pois compartilhe conosco suas dúvidas e ideias e enriqueça o post! Aproveite e conheça um pouco mais sobre as soluções que o ssOtica pode otimizar na sua loja, além das dicas compartilhadas, basta clicar:  Aqui!

 

Ebook como montar uma ótica de sucesso

 

  • sergio ney brasileiro disse:

    Alem de seguir todos conselho so vai sobreviver se for socio de medico ou faz optometria no Mercado optico so vai ficar as rede de fraquia ou a Ótica professional que faz tudo de optica inclusive a refracao

    • Welington disse:

      Sim hoje ter um oftalmologista ou optometrista é importante mas tem que tomar cuidado pois pela legislação vigente é proibido ter um deles na loja, pois um oftalmologista próximo pode denunciar a sua loja e vc já viu.

  • Simone Teodosio disse:

    Olá,vcs tem idéia de qual é o investimento inicial para este ramo? Um pequeno negócio sem laboratório de montagem.

    • Evellyn Emidia disse:

      Oi Marcos, ficamos felizes que tenha gostado. Continue nos acompanhando, pois toda semana tem novidade no Blog! =D

  • MAURO SOARES disse:

    Pretendo posteriormente abrir uma ótica, por isso aproveito as dicas bem interessantes, quanto à abertura. Gostaria também de receber sempre informações a respeito desse negócio.

    • Evellyn Emidia disse:

      Oi Mauro, que bom que o nosso conteúdo têm contribuído para você entender melhor o mercado. Continue nos acompanhando pois toda semana tem conteúdo novo. Recomendo também que acesse também a nossa biblioteca de materiais exclusivos para gestão de óticas. Clique aqui para conferir! =D

  • estou fazendo uma plano de planejamento para um ótica e gostaria de obter informações sobre o mercado e sobre sistemas de gestão …obrigado

    • Evellyn Emidia disse:

      Oi Marta, ficamos felizes que têm acompanhado o nosso Blog! Separei um material que pode te apoiar na gestão da sua ótica: E-book Como Montar uma Ótica de Sucesso

      Além desse material, sugiro também que procure o SEBRAE da sua região. Eles poderão instruí-la sobre os cursos de capacitação da área.
      Também continue nos acompanhando, pois sempre tem novidade por aqui. Abraço!

  • Meu pai possui 40 anos em experiências no ramo de óculos, lentes e armações. Entende tudo, portanto. Aproveitando esse vasto conhecimento e experiência no ramo, ele está pensando em abrir uma ótica simples. Será que dá pra começar algo em torno de 5 à 10 mil?

    • Evellyn Emidia disse:

      Oi Renan, o valor de investimento inicial irá variar de região para região. Por isso, sugerimos que você faça um plano de negócios para estimar se esse valor será suficiente no início de acordo com a sua localidade. 😉

  • ANDRE BARBOSA disse:

    Muito boa as dicas, estou inaugurando meu 1º negócio após as excelentes dicas da SSotica que me motivou a dar o primeiro passo. Como amo muito o que faço escolhi com facilidade o nome de minha loja, trabalho no ramo a um bom tempo e agora chegou a hora de abrir a minha própria ótica que se chama ÓTICA LOVE. Obrigado a SSOTICA que foi fundamental em minha decisão e tenho certeza que terei muito sucesso !

    • Evellyn Emidia disse:

      Oi André, ficamos felizes que o nosso conteúdo tem sido útil para a formação do seu negócio. Continue contando conosco para montar e levar a Ótica Love para outro patamar. 🙂

    • Thaís Fernandes disse:

      Oi, Miqueas! Recomendamos que você procure o sindicato da sua região para que eles te auxiliem quanto as normas específicas para sua cidade. 🙂

  • Tiago Cesar disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de informações a respeito de custos iniciais para ótica. estou ja em fase de reforma da loja e ela tem apenas 30 metros quadrados. Mas sei que quero ter a ótica e inclusive trabalhar com o SSotica.

  • Rafael dos Reis disse:

    Primeiro busque uma boa formação presencial. Após parceiros comerciais e equipe e por fim agregue valor e foque somente em sua loja e seus clientes.

    • Francine Medeiros disse:

      Conhecimento faz toda a diferença para uma boa gestão e uma ótica de sucesso. Obrigada pelo comentário, Rafael!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>