Blog ssOtica para óticas

6 dicas para pós-venda eficiente na sua ótica

2 min de leitura

Muitos proprietários de óticas preocupam-se apenas em conquistar novos clientes e fechar cada vez mais vendas. Naturalmente esta compulsão é válida, no entanto, apenas aumentar a carteira de consumidores não é suficiente para fazer a óptica prosperar, ter um pós-venda é essencial.

É importante ter atenção ainda à fidelização dos clientes. Nesse sentido, investir em pós-venda é essencial. São estas ações que vão garantir que os consumidores sempre lembrarão da sua loja, tornando-se fiéis a ela.

Confira no post de hoje algumas dicas para você estabelecer um pós-venda eficiente em sua loja:

Ebook como montar uma ótica de sucesso

1. Mantenha suas promessas

Fechou a venda e prometeu que o cliente receberia os óculos em 10 dias? Cumpra!

Sempre honre os seus compromissos. Caso aconteça algum imprevisto, mantenha o cliente informado sobre a situação. Seja transparente, peça desculpas e coloque a necessidade do seu cliente em primeiro lugar.

Veja se você está fazendo um pós-venda certo com o nosso checklist sobre fidelização de clientes.

2. Esteja sempre disponível

Muitos profissionais cometem o erro de não considerar o cliente “importante” após ele ter fechado a venda. Esta atitude, mesmo em médio prazo, pode ser prejudicial para a ótica, já que as chances de um cliente que foi maltratado após a compra indicar a empresa para alguém ou voltar a fazer negócio são quase nulas.

Por isso é importante estar sempre disponível para o cliente mesmo após ele ter levado o produto para casa ou ter usufruído de um serviço. Afinal, é comum que o comprador tenha dúvidas em relação ao funcionamento, à conservação e outros pontos relativos ao produto.

Esteja sempre disponível e assim aumente o grau de confiança do cliente em relação à sua ótica.

3. Treine a sua equipe

Além de disponibilizar profissionais para fazer o pós-venda da ótica, é essencial realizar treinamentos periódicos com o time. Aborde nas aulas táticas relacionadas à venda como o atendimento personalizado pode fazer com que o cliente volte a comprar ou indicar o comércio.

4. Assuma a responsabilidade pelos problemas

Mesmo que determinado produto tenha atrasado por conta do fornecedor, por exemplo, é importante assumir a responsabilidade perante o cliente. Aja com transparência, explique a situação e diga que o problema dele é seu também e, claro, que você fará tudo o que puder para que ele fique satisfeito.

5. Tenha um cadastro sempre atualizado

Periodicamente, confirme os dados de cadastro dos seus clientes para ter um lista sempre atual. Seja por e-mail ou telefone, aproveite a oportunidade para atualizar ainda o perfil daquele consumidor: o que gosta, o que ele procura, produtos e serviços que mais adquiriu ao longo do tempo, etc.

6. Mantenha contato com seu cliente

Para fazer um pós-venda eficiente é importante estar sempre em contato com os clientes.

Um cartão no aniversário, um e-mail informando sobre novas promoções, uma ligação ou uma mensagem de Whatsapp perguntando sobre a experiência com o produto. Todas estas ações fazem a diferença e fazem com que o cliente sempre se lembre da sua ótica e a considere sua primeira opção no segmento, além de recomendá-la para toda a sua rede de contatos.

O pós-venda é parte essencial do bom atendimento ao cliente. A óptica que investe em boas práticas nesta área tem a garantia de ter uma carteira de consumidores satisfeitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>