Blog ssOtica para óticas

Aprenda como reduzir custos com um sistema para ótica

3 min de leitura

Quando as finanças da ótica começam a apertar, a primeira ação que tomamos é a de encontrar formas de reduzir os custos. Afinal, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio para não acabar com as reservar financeiras da loja até alavancar as vendas novamente.

Porém, apenas cortar e diminuir investimentos sem uma análise prévia pode ser um tiro no pé. Mesmo em tempos de vacas magras, é importante prezar pela eficiência e a alta qualidade dos produtos e serviços prestados.

Uma das formas mais inteligentes de decidir quais gastos podem ser cortados é por meio de um sistema de gestão. Esta ferramenta reúne todas as informações da sua ótica e consegue identificar os gargalos financeiros e também oportunidades para melhorar as vendas.

Nesse sentido, manter ou implementar um sistema para óticas nesse momento faz toda a diferença, já que garante economia de tempo e dinheiro.

Ainda tem dúvidas de como essa ferramenta pode ser útil para reduzir custos? Continue a leitura e entenda!

Faça controle de estoque

Poucas coisas são tão prejudiciais a um negócio quanto um estoque mal dimensionado. Afinal, estoque parado significa dinheiro mal investido e itens em falta resultam em perda de venda. Com um bom sistema de gestão, fica fácil administrar sua mercadoria, entender quais itens tem mais saída e qual o giro de estoque da sua ótica para entender o momento certo para reposição.

Veja mais 5 motivos para controlar seu estoque com um sistema para óticas com este ebook gratuito!

Tenha mais agilidade de processos

As atividades administrativas de uma ótica podem ocupar muito o tempo de seus colaboradores, principalmente se a gestão for feita de forma manual em planilhas ou caderno. Com um sistema de gestão, todas essas tarefas ficam mais rápidas, além da vantagem de estar tudo integrado e disponível em um lugar só.

Assim, o vendedor tem mais tempo para se dedicar ao atendimento de seus clientes e o gestor tem todas as informações e dados que precisa para tomar decisões de forma rápida e prática.

Além disso, com um sistema completo, como o ssOtica, você tem acesso aos recursos de emissão de nota fiscal, controle de estoque e financeiro, envio de SMS e mensagens por whatsapp e muito mais em um único lugar e com valor mais acessível.

Otimize seu fluxo de caixa

Ter um fluxo de caixa eficiente é um gargalo na maioria das óticas com problemas financeiros. Isso porque muitos consideram chato e até desnecessário registrar todas as movimentações do caixa, seja um lanche especial esporádico ou reposição do sabão da cozinha.

Contudo, é observando as movimentações diárias que se encontram os gastos desnecessários ou excessivos que podem ser cortados. Além disso, manter o fluxo de caixa atualizado também ajuda a identificar:

  • Clientes inadimplentes;
  • Taxas altas referentes operadora de cartão;
  • Taxas altas de bancos;
  • Aumentos nas contas básicas de luz, água, internet, etc;
  • Aumentos nos custos dos fornecedores;
  • Roubos;

Com um sistema de gestão, essa conferência de caixa fica mais eficiente e o gestor tem mais segurança para reduzir os custos.

Acompanhamento de resultados em tempo real

Já diz o ditado: o que não pode ser medido não pode ser controlado. Por isso o acompanhamento de vendas e resultados em geral é uma das principais vantagens de um sistema de gestão. Com a facilidade de estar tudo a um clique de distância, você consegue conferir como está a saúde da sua ótica, como são feitas as vendas e quais são os principais resultados de forma rápida e acessível.

Um sistema de gestão é um gasto ou investimento?

É preciso ter em mente que adquirir um sistema de gestão não é um gasto, mas sim um investimento pois o retorno que sua ótica tem com a digitalização e otimização de processos é enorme. Além do sistema em si, você também recebe o suporte de uma equipe preparada para ajudá-lo em qualquer que seja a sua necessidade.

Por isso, usar um sistema de gestão em sua ótica não é apenas um meio de reduzir os gastos, como também uma forma de procurar a evolução constante do seu negócio, tornando-se mais competitivo a cada dia.

Agora que você já sabe como reduzir custos da sua ótica utilizando um sistema de gestão, veja os principais obstáculos que impedem sua ótica de vender mais. Cadastre-se e tenha acesso ao material!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>